E VÓS,QUEM DIZEIS QUE EU SOU?





E VÓS,QUEM DIZEIS QUE EU SOU?

A pergunta que não quer calar é:

E vós, quem dizeis que eu sou?

Em Marcos 8:27-29, Jesus abordou os discípulos com duas perguntas:
1- A primeira foi “Quem dizem os homens que sou eu?”'.
2- A segunda foi “Mas vós, quem dizeis que eu sou?”.

Refletindo um pouco sobre as perguntas de Jesus Cristo, podemos concluir que ele quer nos ensinar que há dois modos de conhecê-lo. 

O primeiro modo é conhecer Jesus pelo que os outros dizem dele. 
O segundo modo é conhecer Jesus por nosso próprio esforço e vontade. 
O primeiro modo pode ser de grande ajuda para nos introduzir no caminho do conhecimento do Senhor, mas, o alvo de todo cristão deve ser o de ter uma resposta particular formulada em sua convicção pessoal sobre a pessoa de Jesus Cristo através de ouvi-lo. E pra você ouvir diretamente alguém falar, você tem que ficar face a face com a pessoa.
Veja os samaritanos em João 4:42 ...Já agora não é pelo que disseste que nós cremos; mas porque nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo. Hoje eu penso que muita gente tem uma certa preguiça de ouvir a Jesus – na Palavra. Ao invés disso preferem conhecê-lo através do que os outros dizem.
Interessante que no texto de Marcos ninguém dizia nada ruim de Jesus Cristo. Diziam que ele era João Batista, Elias, algum dos profetas – todas referências boas e respeitáveis. Porém com um problema grave: todas erradas. Hoje muitos pregadores, pastores e igrejas têm falado muito de Jesus. Falam coisas agradáveis, nada de ruim a respeito do Senhor: o Senhor é meu pastor; o Senhor salva; o Senhor é rei; o Senhor vai te dar um carro novo, uma casa nova, muito dinheiro, muita saúde, você não precisa sofrer nada nesta vida pois ele já sofreu por você, etc. Nada de ruim na lista de coisas, porém, com o mesmo problema visto lá nos dias de Jesus: muita coisa errada! Sim, nem tudo o que dizem está errado, mas há erros, e isso é muito perigoso. Erros com potencial de deixar quem os ouve numa situação difícil, como está descrita em Mateus 7:23 – “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim...”.Jesus Cristo quer que cada um de nós tenha uma resposta pessoal sobre ele. Resposta baseada nas Escrituras e não nas religiões, nos homens, nas igrejas, nos pregadores, etc. Pense que resposta você teria para o Senhor se ele aparecesse hoje e lhe perguntasse: “...Mas vós, quem dizeis que eu sou?”.
E que possamos dizer como Jó: Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora EU TE VEJO com os meus próprios olhos. Jó 42:5

E não daria para não citar o texto do apostolo Paulo, que antes de se tornar apostolo, foi um perseguidor dos cristãos, por causa das suas tradições judaicas.
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote, pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém.
Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu.
Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue? "
Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor? " Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue.
Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer".
Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém.
Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E eles o levaram pela mão até Damasco.
Por três dias ele esteve cego, não comeu nem bebeu.
Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: "Ananias! " "Eis-me aqui, Senhor", respondeu ele.
O Senhor lhe disse: "Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando;
numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver".
Respondeu Ananias: "Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém.
Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome".
Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.
Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome".
Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo".
Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado
e, depois de comer, recuperou as forças. Saulo passou vários dias com os discípulos em Damasco.

Logo, começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus. Atos 9:1-20


Só depois de andarmos com Jesus através da Palavra de Deus é que vamos realmente descobrir quem de fato Ele É!
Até um cego de nascença foi aberto os seus olhos e viu O Filho de Deus.
Os farizeus nunca viram, quando pensaram que estavam vendo; o SENHOR Jesus declarou: Agora é que vocês estão cego.
Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: Você crê no Filho do homem?
Perguntou o homem: Quem é ele, Senhor, para que eu nele creia?
Disse Jesus: Você já o tem visto. É aquele que está falando com você.
Então o homem disse: Senhor, eu creio. E o adorou.
Disse Jesus: Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos.
Alguns fariseus que estavam com ele ouviram-no dizer isso e perguntaram: Acaso nós também somos cegos?
Disse Jesus: Se vocês fossem cegos, não seriam culpados de pecado; mas agora que dizem que podem ver, a culpa de vocês permanece. João 9:35-41


Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
João 6:45-47

* Eliane Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUNAMITA, VAI TUDO BEM? VAI TUDO BEM!

ELE VEM BUSCAR A SUA IGREJA

OS DEZ MANDAMENTOS IMUTÁVEL E IRREVOGÁVEL