OS DEZ MANDAMENTOS IMUTÁVEL E IRREVOGÁVEL








E Deus falou todas estas palavras:

Eu Sou Yahweh, o SENHOR, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão!

Não terás outros deuses além de mim.

Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem esculpida, nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo na terra, ou mesmo nas águas que estão debaixo da terra. Não te prostrarás diante desses deuses e não os servirás, porquanto Eu, o SENHOR teu Deus, sou um Deus ciumento, que puno a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, mas que também ajo com amor até a milésima geração para aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

Não pronunciarás em vão o Nome de Yahweh, o SENHOR teu Deus, porque Yahweh não deixará impune qualquer pessoa que pronunciar em vão o seu Nome.

Lembra-te do dia do shabbãth, sábado, para santificá-lo.Trabalharás seis dias e neles realizarás todos os teus serviços. Contudo, o sétimo dia da semana é o shabbãth, sábado, consagrado a Yahweh, teu Deus. Não farás nesse dia nenhum serviço, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal, nem o estrangeiro que estiverem morando em tuas cidades. Porquanto em seis dias Eu, o SENHOR, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por esse motivo que Eu, o SENHOR, abençoei o shabbãth, sábado, e o separei para ser um dia santo.

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que venhas a ter vida longa na terra que Yahweh, o teu Deus, te dá.

Não matarás.

Não adulterarás.

Não furtarás.

Não darás falso testemunho contra o teu próximo.

Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.

Todo o povo, vendo os trovões e os relâmpagos, o som do shofar, a trombeta, e a montanha fumegante, sentiu grande pavor e procurou manter-se afastado. Rogaram a Moisés: Fala-nos tu, e nós ouviremos; não nos fale diretamente Yahweh, para que não morramos! Moisés encorajou o povo, dizendo: “Não temais. Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja entre vós, e não pequeis”. O povo ficou longe; e Moisés aproximou-se da nuvem escura, onde Deus estava.

Yahweh ordenou a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vistes com vossos próprios olhos que dos céus vos falei: não fareis ídolos de prata nem de ouro para tentar representar minha pessoa!

Far-me-eis, entretanto, um altar de terra, e sobre ele sacrificareis os vossos holocaustos e os vossos sacrifícios de comunhão, as vossas ovelhas e os vossos bois. Em todo lugar onde Eu fizer celebrar a memória do meu Nome virei a vós e vos abençoarei. Se me edificardes um altar de pedra não o fareis de pedras lavradas, porque se levantardes sobre ele o cinzel, vós o estareis profanando. Nem fazei o meu altar com degraus, para evitar que ao subirdes vossa nudez seja ali exposta. Êxodo 20:1-26 ( tradução Biblia King James)

É muito interessante este texto, porque ele começa com a descrição de que Deus nos tirou do Egito da casa da escravidão.

Logo, faz uma lista do NÃO!

1- NÃO CRIAR ÍDOLO SEMELHANTE À ELE

2- NÃO SE PROSTAR DIANTE DE NENHUM OUTRO deuses

3- NÃO PRONUNCIAR O SEU SANTO NOME EM VÃO

4-NÃO MATARÁS.

5-NÃO ADULTERAS.

6-NÃO FURTARAS.

7-NÃO DARÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO.

8- NÃO COBIÇARÁS A CASA DO TEU PRÓXIMO NEM NADA QUE PERTENCE A ESTÁ CASA. ( Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.)

E faz dois lembretes: Guardar o Sábado santificado ao Senhor.

e Honrar os pais.

O que me chama a atenção é que parece que estes mandamentos estão esquecidos ou agimos como se não fossem mais importante OBEDECE-LOS!

A palavra do Senhor diz que: Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele. João 14:21

Porque será que é tão difícil O-BE-DE-CER?

Talvez porque preferimos seguir os nossos próprios desejos carnais? Galatas 5:19-21




E o que mais chama a atenção é que somente os pecados em evidência são os considerados piores ou que devem ser punidos quem os praticam, Exemplo: Adultério, Assassinato ou Roubo.

mas Jesus foi além na sua explicação: Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela. Mateus 5:28

Ou seja não é somente a pratica do ato concretizado mas o simples fato de desejar.

Existe também o adultério de fraude, adulteração de documentos, adulteração de assinaturas, até passar em um semáforo no vermelho estou desrespeitando a Lei , então comete adultério.

Quanto ao criar ídolos, também não é só imagem de escultura. A lista de idulos é enorme!

pode ser:

IDOLATRIA AO DINHEIRO

IDOLATRIA AOS MEUS BENS

IDOLATRIA AO MEU ESPOSO OU ESPOSA

IDOLATRIA AOS FILHOS

IDOLATRIA AOS ARTISTAS FAMOSOS

IDOLATRIA AOS PASTORES ETC...

QUALQUER COISA OU PESSOA QUE EU AMAR OU IDOLATRAR MAIS DO QUE A DEUS , E TOMAR LUGAR NO MEU CORAÇÃO MAIS DO QUE A DEUS, NOS TORNAMOS IDOLATRAS.

Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura. Isaias 42:8
honrar(considerar, dar credito, merecimentos) ao pai e a mãe é o dever de todo filho, independente de como eles são e o que fazem, eles sempre querem o melhor para os seus filhos, é claro que honrar é diferente de obedecer a uma ordem que seja contraria a ORDEM SUPERIOR A DE OBEDECER E HONRAR AO PROPRIO DEUS, JESUS MESMO DISSE: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26-27
O que entendemos aqui é: SEGUIR A DEUS E AOS SEUS MANDAMENTOS ESTÁ ACIMA DE TUDO E TODOS. E SOMENTE À ELE DEVEMOS TODA HONRA, GLÓRIA, E MAJESTADE . A ELE DEVEMOS NOS SUBMETER E TEMER. PORQUE ELE É O QUE NOS SALVOU ENVIANDO SEU FILHO UNIGÊNITO PARA NOS PERDOAR DOS NOSSOS PECADOS DE TRANSGRESSÃO ( desobedecer os seus mandamentos) E PECADOS DE INIQUIDADES (prática de pecados sabendo o que é certo fazer e não faço) . LOGO, CRISTO O MESSIAS VEM BUSCAR A SUA NOIVA/IGREJA (pessoas que tiveram suas roupas lavadas no sangue do Cordeiro) . E A ESSE SIM DEVEMOS TEMER COMO ESTÁ ESCRITO: E, não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. Mateus 10:28
Porque normalmente o que sabemos que é errado fazer, obedecemos na frente de alguém... (Pastor, marido, esposa, filhos,etc... ) e nos esquecemos de quem de fato temos que obedecer, para que na sua volta Naquele Grande Dia, não nos pegue em falta com os seus Mandamentos!!
Porém, quanto aos covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os bruxos e ocultistas, os idólatras e todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago de fogo, que arde perpetuamente em meio ao enxofre. Esta é a segunda morte! Apocalipse 21:8A lista de NÂO e NÃO é IMUTÁVEL E IRREVOGÁVEL!
ELE JÁ NOS LIBERTOU DO EGITO (PECADO ESCRAVIDÃO) NÃO VOLTEMOS PARA LÁ!
Eliane Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUNAMITA, VAI TUDO BEM? VAI TUDO BEM!

ELE VEM BUSCAR A SUA IGREJA