SÊ FIEL ATÉ A MORTE!




Hoje , vou falar de ser fiel até a morte, todos conhecem essa palavra, ou pelo menus todos pronunciam.
o casal quando perante a confissão de votos matrimoniais falam um para o outro, (prometo ser fiel até que a morte nos separe) torcedores prometem ser fieis aos seus times, etc...
mas o que fidelidade?

Fidelidade significado:

Fidelidade é o termo com origem no latim fidelis, que significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume.
Exatidão em cumprir suas obrigações, em executar suas promessas: jurar fidelidade.
Hoje eu quero falar de um personagem da Biblia que eu amo sua historia.
No final deste estudo, pense e responda para você mesmo, o que você faria se estivesse no lugar deste personagem.
Até que ponta você demostra a sua fidelidade para com Deus.
Está disposto a segui-lo e ser fiel até a morte?


 TEXTO  ATOS 7:40-60

7.40 pedindo a Arão: Faze-nos deuses que possam ir à nossa frente, porque não sabemos o que aconteceu a esse Moisés que nos tirou da terra do Egito. 7.41 Naqueles dias, eles fizeram um bezerro, ofereceram sacrifício ao ídolo e o festejaram como obra das suas mãos. 7.42 Mas Deus se afastou deles e os entregou ao culto dos astros do céu, como está escrito no livro dos profetas: Foi a mim que oferecestes sacrifícios e ofertas por quarenta anos no deserto, ó casa de Israel? 7.43 Antes, carregastes o tabernáculo de Moloque e a estrela do deus Renfã, figuras que fizestes para adorá-las. Assim, eu vos exilarei para além da Babilônia. 7.44 O tabernáculo do testemunho estava entre os nossos pais no deserto, como ordenara aquele que disse a Moisés que o fizesse segundo o modelo que tinha visto. 7.45 Tendo-o recebido, nossos pais o levaram sob a direção de Josué, quando tomaram posse da terra das nações que Deus expulsou da presença dos nossos pais, até os dias de Davi. 7.46 Este recebeu o favor da parte de Deus e pediu que lhe fosse concedido edificar uma habitação para o Deus de Jacó. 7.47 Entretanto, foi Salomão quem lhe construiu uma casa. 7.48 Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos humanas, como diz o profeta: 7.49 O céu é meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual o lugar do meu repouso? 7.50 Não foi a minha mão que fez todas essas coisas? 7.51 Homens teimosos e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo. Como fizeram os vossos pais, assim também fazeis. 7.52 Que profeta vossos pais não perseguiram? Mataram até mesmo os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual agora vos tornastes traidores e homicidas. 7.53 Vós, que recebestes a lei por meio de anjos, não a guardastes. 7.54 Ouvindo isso, eles se enfureciam no coração e rangiam os dentes contra Estêvão. 7.55 Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, com os olhos fixos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus em pé à direita de Deus, 7.56 e disse: Vejo o céu aberto, e o Filho do homem em pé, à direita de Deus. 7.57 Então eles gritaram e, tapando os ouvidos, lançaram-se juntos contra ele 7.58 e, empurrando-o para fora da cidade, o apedrejaram. E as testemunhas puseram as suas roupas aos pés de um jovem chamado Saulo. 7.59 E enquanto o apedrejavam, Estêvão orava: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. 7.60 E, pondo-se de joelhos, clamou em alta voz: Senhor, não lhes atribuas este pecado. Tendo dito isso, adormeceu.

PERFIL DE ESTÊVÃO

Em todo o mundo, o evangelho frequentemente germinou e se arraigou em lugares regados com o sangue dos mártires. Mas antes de alguem poder dar sua vida pelo evangelho, deve viver para O Evangelho. Uma maneira pela qual Deus treina seus servos é colocando-os em posições aparentemente "insignificantes". O desejo de servir a Cristo é traduzido pela realidade de servir aos outros.Estêvão foi um administrador e mensageiro efetivo antes de tornar-se um mártir. Fora nomeado um Estêvão responsavel pela distribuição de alimentos na igreja primitiva. Quando confrontado no templo por varios grupos antagônicos ao cristianismo, usou uma lógica convincente para refuta-los. Isto está claro na defesa da fé que ele fez diante do Sinédrio.Estêvão apresentou um resumo da história dos judeus e fez poderosas aplicações das Escrituras, o que atormentou seus ouvintes. Os membros do Sinédrio não podiam suportar que suas motivações "malignas" fossem expostas. Apedrejaram Estêvão até a morte enquanto ele orava pedindo que o Senhor os perdoasse. As suas palavras finais demonstram o quanto se tornou parecido com Jesus em pouco tempo.A morte de Estêvão causou um dradouro impacto sobre o jovem Saulo de Tarso,que deixou de ser um violento perseguidor dos cristãos para tornar-se um dos maiores defensores e pregadores do evangelho que conhecemos.
A vida de Estêvão é um desafio contínuo a todos os cristãos. Por ele ter sido o primeiro a morrer pela fé. Atos cap 6 e 7 relata sua historia desde a escolha como diácono até sua morte apedrejado.
Seu sacrificio suscita algumas perguntas:
Quantos riscos corremos por sermos seguidores de Jesus?

Estariamos dispostos a morrer por Ele?

Estamos realmente dispostos a viver para ELE?

 Conclusão:
Estêvão foi um dos sete lideres escolhidos para distribuir alimentos aos necessitados.
Foi conhecido por suas qualidades espirituais de fé, sabedoria, graça, poder e pela presença do Espirito Santo em sua vida. Foi um lider reconhecido e destacado, um mestre no ensino da Palavra de Deus.
Foi o primeiro a dar sua vida pelo o evangelho após a morte de Cristo.
O esforço em busca da excelência em pequenas tarefas, prepara as pessoas para responsabilidades maiores.

e, empurrando-o para fora da cidade, o apedrejaram. E as testemunhas puseram as suas roupas aos pés de um jovem chamado Saulo. 7.59 E enquanto o apedrejavam, Estêvão orava: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. 7.60 E, pondo-se de joelhos, clamou em alta voz: Senhor, não lhes atribuas este pecado. Tendo dito isso, adormeceu.



Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. Apocalipse 2:10b

O Senhor vê com pesar a morte de seus fiéis. Salmos 116:15


* Eliane Gomes
Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:
O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés.Que casa me edificareis? diz o Senhor,Ou qual é o lugar do meu repouso?
Porventura não fez a minha mão todas estas coisas?
¶ Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;
Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.
¶ E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.
E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.
E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.

Atos 7:48-60

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUNAMITA, VAI TUDO BEM? VAI TUDO BEM!

ELE VEM BUSCAR A SUA IGREJA

OS DEZ MANDAMENTOS IMUTÁVEL E IRREVOGÁVEL