ESTÃO TODOS AQUI?
“Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui. I Samuel 16:11
As coisas não estavam boas em Israel, então Deus mandou Samuel ir à casa de Jessé e ungir o novo rei que Ele já havia escolhido. Obediente, Samuel pegou um chifre de óleo de unção um novilho para o sacrifício e foi com a expectativa em saber quem seria o novo rei sobre a nação.
Toda a família de Jessé estava reunida para a celebração, todos esperando o veredito final do profeta. Quem seria? A ansiedade, o coração acelerado… Cada filho de Jessé se imaginando com a coroa real. Assim, foram passando os sete, um a um, até que Samuel olha para todos e pergunta a Jessé: Estão todos aqui? Não está faltando alguém?
Nós também fomos convidados para uma grande festa. A Festa: a melhor bebida, a melhor comida, a melhor música e sem hora para acabar! E o melhor mesmo é que não temos que pagar para entrar nela. É de graça. Arrumamos, colocamos o melhor perfume, conferimos o nosso “ingresso”. Tudo ok! Mas de repente ouvimos uma voz perguntando: Não está faltando alguém?
Alguém da nossa família, nossos vizinhos, o colega da academia… O motorista do ônibus, a vendedora da loja, aquele que revira o lixo da nossa casa, o colega da escola, os mendigos, drogados, doentes... Será que estamos nos esquecendo dos que estão perto? E os que estão longe: oprimidos por causa dos conflitos religiosos no Iraque, as centenas de isolados e desenganados pelo ebola na África, os desamparados pela crise política na Ucrânia… O mundo está longe do banquete!
Jessé se lembrou que tinha mais um filho: Davi, o improvável. Ele era apenas um menino, pastor de ovelhas e vivia cheirando a curral. Só um menino. Mas a festa somente aconteceu quando Davi chegou, quando a mesa ficou completa. Ele foi ungido rei sobre Israel e até hoje é lembrado pelos seus feitos.
Em Lucas cap.14, o SENHOR Jesus Cristo, também nos fala de um banquete:
E disse aos convidados uma parábola (historia ilustrada), reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes:
Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;
E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar.
Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.
Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado.
Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos,
E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos. E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus.Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos.E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado.E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado.E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado.E outro disse: Casei, e portanto não posso ir.E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos.E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar.E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha.Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia. Lucas 14:7-24
Milhares de pessoas estão aguardando serem lembradas para a celebração. Milhares de lugares vazios. São pessoas que ainda não sabem que foram escolhidas para reinar e nem mesmo que existe uma grande festa preparada para elas. Pessoas que estão vagando, esperando um convite para se sentarem à mesa. É hora de anunciar!
Em Sofonias cap.3 contem uma profecia que irá se cumprir quando o nosso Salvador voltar para arrebatar a sua igreja, noiva do cordeiro, (pessoas).
Portanto esperai-me, diz o Senhor, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu decreto é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo.
Porque então darei uma linguagem pura aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, para que o sirvam com um mesmo consenso.
Dalém dos rios da Etiópia, meus zelosos adoradores, que constituem a filha dos meus dispersos, me trarão sacrifício.
Naquele dia não te envergonharás de nenhuma das tuas obras, com as quais te rebelaste contra mim; porque então tirarei do meio de ti os que exultam na tua soberba, e tu nunca mais te ensoberbecerás no meu monte santo.
Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do Senhor.
O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.
Canta alegremente, ó filha de Sião; rejubila, ó Israel; regozija- te, e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém.
O Senhor afastou os teus juízos, exterminou o teu inimigo; o Senhor, o rei de Israel, está no meio de ti; tu não verás mais mal algum.
Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos.
O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.
Os entristecidos por causa da reunião solene, congregarei; esses que são de ti e para os quais o opróbrio (Enorme vergonha; desonra que ocorre de maneira pública; vexame.) dela era um peso.
Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem, e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados.
Naquele tempo vos farei voltar, naquele tempo vos recolherei; certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando fizer voltar os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o Senhor. sofonias 3: 8-20
A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos (Desamparado, desvalido; privado; que perdeu um protetor) e as viúvas( abatimento, desalento, desanimo,esmorecimento, melancolia, e tristeza,) nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo. Tiago 1:27
Essa é a verdadeira religião, amar, cuidar, ter compaixão, como Cristo teve de cada um de nós.
Mateus 25: 31-41 está escrito:
31 Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, ele se assentará em seu trono na glória celestial.
32 Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.
33 E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.
34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo.
35 Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
36 necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram .
37 Então os justos lhe responderão: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
38 Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?
40 O Rei responderá: Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram.
41 Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.
Como também diz em Oséias:Chamarei meu povo ao que não era meu povo;E amada à que não era amada. Romanos 9:25
E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus! Oséias 2:23
* Eliane Gomes
Comentários
Postar um comentário