O BOM PASTOR DA A VIDA PELAS OVELHAS




Texto chave: Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.




Introdução:

Quando falamos em ovelhas, pastores, o que vem à mente?

Jesus Cristo, O BOM PARTOR que deu a sua vida pelas ovelhas ( pessoas).

Mas, para ilustrar nosso estudo de hoje vou falar do rei Davi, que antes de se tronar rei de Israel, foi pastor de ovelhas. E defendia o rebanho de predadores.


No Salmos 23, ao descrever o SENHOR como um pastor, Davi escreveu sobre a sua propria experiência que tinha com o animalzinho. Sabendo que são indefesos, docil, e que são completamente dependentes do pastor para provisão, direção e proteção.






Caracteristicas do animal ovelha:

As ovelhas são, quase sempre, criadas em rebanhos. O manejo requer cuidados, seja pelo fato de se tratar de um rebanho grande, ou por serem animais sensíveis. O cuidado com as crias recém-nascidas deve ser intenso, já que a época de partos coincide com os meses de inverno, além do frio, os criadores devem atentar para raposas, lobos e outros predadores, que cercam as fêmeas e roubam-lhes os filhotes. A lã, retirada no início do verão, importante fonte de renda para o criador, torna a crescer, garantindo ao animal a sua própria defesa ao frio. Basicamente, a ovelha (fêmea) é um animal dócil, e sem nenhum mecanismo natural de defesa; o que deve ter influenciado para, na cultura popular, estar associada à ideia de inocência.


- Obviamente por se tratar de um animal tão especial, deve-se também notar que a pessoa que exerce o ofício de cuidá-lo também tem seus adjetivos especiais.

A história de Davi começa sendo narrada em seus dias como pastor de ovelhas, eu imagino que eram dias solitários longe da fazenda de seu pai em busca das melhores pastagens e águas tranquilas para o rebanho.


Davi concentráva-se tão somente em cuidar daquelas ovelhas, e isso ele fazia muito bem. Conhecia a cada uma delas e essa relação de amor o tornava um amigo de confiança do seu rebanho. Eram as ovelhas, as sua companhias em dias de sol ou de chuva, calor ou frio, eram elas os primeiros seres vivos que Davi via em cada amanhecer, e a experiência no pastorado lhe renderam muitas bravuras, um certo dia entre fugir de medo de um urso feroz ou, enfrentar a fera com valentia para defender o rebanho, Davi fez a segunda opção, e matou o urso. (1 Samuel 17: 34-35)
Davi ficou conhecido por ser valente e também matador de feras, mesmo que essa fera tivesse três metros de altura e se chamasse Golias, Davi exercia com coragem o que aprendeu com as ovelhas, jamais permitir alguém ferir seu rebanho, ou blasfemar contra o Deus de Israel. Como rei, foi o mais amado, é verdade que teve um pecado que lhe causou muita dor e prejuízo, mas isso não diminuiu o carisma que seus súditos tinham por ele, e isso era recíproco, pode parecer estranho, mas a relação de amor dele com o povo, ele aprendeu com as ovelhas, e foi sem dúvida o mais amado rei de Israel, ao ponto de seu nome eternizar o título do trono do Rei dos reis, Jesus! filho de Davi!





Mas falando em rei, quero citar o nome de um outro chamado Saul.


Você conhecerá a história desse homem com a narrativa de uma busca por jumentas perdidas. Eram animais pertencentes a seu pai, e a ele foi incumbida a missão de encontrá-las. Pois bem, Jumentas são animais bem diferentes de ovelhas, normalmente rudes, não apresentam muito segredo em cuidá-las, são animais que precisam de doma; você pode usar uma vara forte para conduzi-las, o seu couro é grosso e normalmente com docilidade você não obtém sucesso na lida. Jumentas, precisam de gritos, não venha sussurrando palavras de comando que elas não obedecem, jumentas comem qualquer pasto, não se preocupe em ir longe em busca de pastagens verdes, e para saciar a sede de jumentas, você pode leva-las a qualquer lagoa de água parada, não precisa se preocupar com a sociedade protetora de animais, até mesmo eles sabem que jumentas são fortes, que são animais robustos, carregam cargas com facilidades. Ou seja, é muito fácil cuidar de jumentas, Saul cuidava delas, talvez por isso foi um péssimo rei em Israel, gostava de perseguir seus súditos, era um hábil atirador de lanças, fazia intriga, desejava o mal a qualquer um, mesmo que esse “qualquer” fosse o ungido por Deus para ser o próximo rei de Israel.


Me impressionam as lições que a Bíblia nos ensina a respeito disso tudo. Fazendo um comparativo nos dias de hoje, vejo que existem "pastores", e pastores.
Existem alguns, que são natos pastores de ovelhas, sabem como cuidar de um rebanho com toda a importância que esse ofício exige. São homens despojados de qualquer vaidade, valorizam uma ovelha como algo santo e de propriedade de Deus, são homens que tem cheiro de rebanho, as ovelhas os amam e isso é o maior sinal que são verdadeiros pastores, mesmo que por vezes elas ficam tão próximas a ele que lhe pisam em seus pés, no entanto, ele não responde com cajadadas violentas em nenhuma, ao contrário, as ama e as quer sempre a seu redor, são homens segundo o coração de Davi, possuem defeitos sim, afinal são homens, mas acima de tudo sabem expressar humildade e carinho ao rebanho que foi entregue a seus cuidados.


Mas existem alguns que, curiosamente, são caçadores de jumentas, não conhecem a humilde tarefa de um pastoreio, agem com grossura e violência com as ovelhas, não se importam do mal sofrido pelo rebanho, ao contrário, dizem de peito aberto que todos devem se submeter a seu cruel comando, e não bastando, colocam a bíblia como sua defesa, dizem que que o "sistema Teocrático" lhe dá o direito de ser absolutamente respeitado como se fossem um "semi deus entre o povo,"(Êxodo 20:3) e todos têm que servi-lo, e se alguém pensar ao contrário está em pecado de rebeldia e a “mão de deus” pesará sobre ele. Eu pergunto mão de que deus? deus de seu ventre?


Tenho pena desses homens porque são segundo o coração de Saul, mas pensando bem, a culpa não é totalmente deles, outra parte da culpa está em quem os pôs para cuidar de ovelhas, mas espere lá.. não pense que essa culpa é de Deus porque não foi o Senhor que os colocou onde estão. Normalmente acima deles está sempre outro ungido com a unção de Saul, ou seja, outro caçador de jumentas querendo cuidar de ovelhas, e o resultado? é isso que estamos vendo hoje em dia, ovelhas doentes, morrendo abandonadas no caminho.

Mas, graças a Deus temos o nosso Bom Pastor e Sumo Sacerdote Jesus Cristo que deu sua vida por mim e por você que nos defende do devoradores, que veio pra matar, roubar, e destruir.


1 Eu lhes asseguro que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.


2 Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.


3 O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora.


4 Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz.


5 Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos.


6 Jesus usou essa comparação, mas eles não compreenderam o que lhes estava falando.


7 Então Jesus afirmou de novo: "Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas.


8 Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram.


9 Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.


10 O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.


11 "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.


12 O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa.


13 Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas.


14 Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;


15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.


16 Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.


17 Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la.


18 Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai. João 10: 1-18




Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho?
Vocês comem a coalhada, vestem-se de lã e abatem os melhores animais, mas não tomam conta do rebanho.
Vocês não fortaleceram a fraca nem curaram a doente nem enfaixaram a ferida. Vocês não trouxeram de volta as desviadas nem procuraram as perdidas. Vocês têm dominado sobre elas com dureza e brutalidade.
Por isso elas estão dispersas, porque não há pastor algum, e, quando foram dispersas, elas se tornaram comida de todos os animais selvagens.
As minhas ovelhas vaguearam por todos os montes e por todas as altas colinas. Elas foram dispersas por toda a terra, e ninguém se preocupou com elas nem as procurou. Ezequiel 34: 2-6
Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o Senhor. Jeremias 23:1


E os caçadores de jumentas?
Estão bem, obrigado. Cada vez mais confortáveis em seus pequenos reinos, mas enfadados a morrerem com suas próprias espadas. Uma mera semelhança com o fim de Saul.


*Eliane Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUNAMITA, VAI TUDO BEM? VAI TUDO BEM!

ELE VEM BUSCAR A SUA IGREJA

OS DEZ MANDAMENTOS IMUTÁVEL E IRREVOGÁVEL